Seja bem-vindo
Brasília,24/06/2026

  • A +
  • A -

Obras no Sol Nascente levam asfalto, drenagem e calçadas para áreas que esperavam infraestrutura

Com investimento de R$ 215 milhões, GDF entrega melhorias em trechos da região e amplia urbanização em uma das maiores comunidades do DF


Obras no Sol Nascente levam asfalto, drenagem e calçadas para áreas que esperavam infraestrutura Sol Nascente recebe obras de R$ 215 milhões e avança em infraestrutura urbana.

O Sol Nascente/Pôr do Sol avançou mais uma etapa no processo de urbanização com a entrega de novas obras de infraestrutura. O pacote, inaugurado pela governadora Celina Leão nesta quarta-feira (24), recebeu investimento de R$ 215 milhões e alcança áreas do Trecho 1 e dos lotes 1 e 2 do Trecho 3.

As intervenções incluem serviços de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, construção de calçadas e implantação de blocos intertravados. Na prática, são obras que impactam diretamente a rotina dos moradores, principalmente em uma região marcada por crescimento acelerado e por antigas demandas relacionadas à mobilidade, lama, poeira e alagamentos.

A cerimônia de entrega ocorreu no Trecho 3, em frente à Igreja Redenção. Durante o evento, Celina Leão destacou que o Sol Nascente está cada vez mais próximo de ter sua urbanização concluída. Segundo a governadora, após essa etapa, restariam poucas ruas para completar o ciclo de infraestrutura previsto para a região.

Um dos pontos que chamou atenção foi a autorização para construção de uma ciclovia. A solicitação partiu de um morador durante a própria agenda pública, e Celina afirmou que a demanda será organizada para início dos trabalhos já na próxima semana.

Os números mostram a dimensão das obras. No Trecho 1 e em parte do Trecho 3, foram investidos R$ 80 milhões, com mais de 7 mil metros de redes de drenagem, quase 45 mil m² de asfalto, mais de 88 mil m² de blocos intertravados e cerca de 77 mil m² de calçadas.

Já o Lote 1 do Trecho 3 recebeu R$ 75 milhões em obras, com mais de 7,2 mil metros de drenagem, 57 mil m² de pavimentação, 124,6 mil m² de blocos intertravados e 110 mil m² de calçadas. No Lote 2, o investimento foi de R$ 60 milhões.

A Secretaria de Obras afirma que os investimentos acumulados no Sol Nascente se aproximam de R$ 600 milhões. Além da infraestrutura viária, a região também passou a receber equipamentos públicos importantes, como restaurante comunitário, Agência do Trabalhador, Casa da Mulher Brasileira, escolas e espaços de atendimento à população.

Com mais de 95 mil moradores, o Sol Nascente/Pôr do Sol é uma das regiões mais simbólicas do Distrito Federal quando o assunto é desigualdade urbana. Por isso, cada entrega de infraestrutura precisa ser acompanhada de manutenção, fiscalização e presença constante do poder público.

A obra representa avanço, mas também aumenta a responsabilidade do governo. Asfalto e drenagem mudam a realidade imediata, mas a consolidação de uma cidade depende de transporte eficiente, segurança, iluminação, acessibilidade, equipamentos públicos funcionando e planejamento para acompanhar o crescimento populacional.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.